Dicas estudos

Como estudar quando não tem muito tempo?

sábado, setembro 01, 2018Suellen Carvalho





Foto: Rede Globo

Com a correria do dia a dia, é muito difícil conseguir estudar por tempo suficiente. Sei como é difícil pois vivo isso, com o trabalho e a faculdade, arrumar um tempo é muito complicado, mas com um pouco de boa vontade e organização, é possível obter um tempo para se dedicar aos estudos. 
Confira algumas dicas a seguir de como organizar seu tempo:

Organize seus horários

Faça um levantamento e anote o que você faz durante uma semana. Depois de saber seus compromissos fixos, verifique o seu tempo livre e separe uma parte dele para estudar. Respeite esses horários, pois dessa forma, você criará o hábito de estudar em determinado horário. Separe este horário em blocos de estudo de no máximo cinquenta minutos e, depois isso, determine um horário de pausa. Assim sendo, se, por exemplo, você dispor de duas horas para estudar em um dia, estude por cinquenta minutos, faça uma pausa e depois volte a estudar novamente, para que o estudo seja mais eficaz. A pausa deve ser utilizada para se levantar, tomar água ou fazer um lanche.

Monte um calendário

Fonte: instagram/querido.diploma

Monte um calendário completo do ano. Através dele, você verá com mais clareza os prazos que terá que cumprir. Dessa forma, poderá se organizar previamente para ter tempo suficiente para estudar ou fazer seus trabalhos escolares a tempo. Evite estudar em vésperas de provas ou até no próprio dia: isso apenas o deixará estressado e você terá pouco ou nenhum efeito em suas notas.

Escolha um bom local de estudo

Fonte: pinterest
O seu local de estudo deve ser preferencialmente sempre o mesmo. Evite locais movimentados ou barulhentos. Mantenha seu material acessível para evitar o estresse de ficar procurando por itens ou buscando-os em outros cômodos. Faça o possível para não ser interrompido durante o período de estudo. Evite celulares ou outros telefones próximos a você e não ceda à tentação de olhar propagandas na internet, caso estude online. Você pode estabelecer uma recompensa para você após estudar, como por exemplo comer aquele chocolate apenas quando você terminar de ler todo o capítulo x.

Divida suas tarefas

Adquira o hábito de começar a estudar sempre pela matéria mais difícil, pois você estará com mais energia e com a mente mais alerta, o que facilitará a compreensão. Deixe os tópicos mais fáceis para estudar depois.

Priorize o que é relevante

Por vezes, temos vontade de evitar começar a estudar por não estarmos com vontade e acabamos fazendo outra coisa. Uma forma de evitar as distrações é pensar que elas serão bem melhores depois que você estudou e está com tempo livre para vê-las ou fazê-las. Se você é perfeccionista e demora para começar um projeto, por exemplo, comece-o com o que você pensar, com um rascunho mesmo, pois é bem melhor do que não iniciar nada, e depois você sabe que poderá passar a limpo e organizar melhor.

Use todo o tempo disponível

Você também pode estudar enquanto estiver caminhando, andando em algum meio de transporte, no cabeleireiro. Aproveite estes pequenos períodos de tempo em que às vezes você fica ocioso para estudar.

Aproveite todos os recursos disponíveis

Atualmente, há vários recursos audiovisuais na internet e em outros meios que podem ser utilizados para estudar. Usufrua de todo recurso disponível. Fazer atividades diferentes tornam o aprendizado mais agradável e menos cansativo. Busque também por jogos, testes e vídeos sobre o assunto que está estudando.
Siga essas dicas à risca e você conseguirá estabelecer uma rotina de estudos e obter boas notas.
Como você organiza seu tempo de estudo? Deixe o seu comentário!
Extraido do site : http://blog.portalpravaler.com.br/como-organizar-seu-tempo-para-estudar/

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de contato